Área Restrita à Associados
Login
: Senha:

 

 

 
 
 

 

Movimento Nós Podemos Paraná

O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Fiep, mobiliza os  três setores da sociedade para realizarem ações que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), potencializando e dando sustentação a ações de promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento local sustentado.

O Movimento Nós Podemos Paraná estimula o comprometimento voluntário de pessoas e instituições para a consolidação dos ODM nos municípios até 2015, potencializando ações já existentes, formando parcerias, e implementando novas ações, para fazer do estado do Paraná uma referência de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.

Para que o estado possa atingir os ODM, o Movimento Nós Podemos Paraná articula os Círculos de Diálogo, com base na metodologia da Investigação Apreciativa que é a busca cooperativa do melhor nas pessoas, nas organizações e no mundo ao redor. Este processo de investigação foi desenvolvido na Case WesternReserveUniversity, Cleveland, EUA.

Os Círculos criam um ambiente favorável ao diálogo, possibilitando o estabelecimento de projetos e ações para o desenvolvimento da região.

ODM na Indústria

As indústrias paranaenses já realizam ações de responsabilidade social que contribuem com o desenvolvimento local. Os objetivos do projeto “ODM na Indústria” é propor que estas ações sejam alinhadas aos ODM, apresentar aos colaboradores os ODM e envolvê-los em ações que colaboram voluntariamente para o alcance dos mesmos. Este trabalho é realizado através de Círculos de Diálogo.

No dia 3 de junho foi realizado um Círculo de Diálogo, em parceria com o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) para os integrantes da Associação de Produtores de Bionergia do Paraná (Alcopar), em Maringá. Participaram da atividade cerca de 20 empresários e colaboradores das empresas filiadas a Alcopar. Estiveram representadas as seguintes empresas: Renuka, Coperval, Sabaralcol, Santa Teresinha, Nova Produtiva, Alto Alegre e Coopcana.

As principais ações definidas durante o Círculo de Diálogo foram: divulgar os ODM entre os colaboradores das empresas – inclusão das discussões na Integração de novos colaboradores e aprendizes; projeto de alfabetização dos colaboradores; incluir colaboradoras gestantes nos programas municipais para gestantes; integrar a comunidade nos programas de educação da empresa e incluir os indicadores do milênio nas atividades de responsabilidade social das empresas.